Viagem à Sardenha - Itália 2000



Nos meses de maio e junho do ano 2000 viajei à ilha da Sardenha (Itália) para fazer um estágio em diversas empresas italianas do setor cultural. O estágio foi parte do excelente curso Accademia di Impresa (de formação de empresários) ministrado pelo ENAIP da Sardenha, instituição italiana especializada em formação profissional.


Visitei e fiz estágio nas seguintes empresasCineteca Sarda/Società Umanitária (especialidade: pesquisa, produção e divulgação de cultura audiovisual); Cinemania (especialidade: pesquisa, produção e divulgação de cultura audiovisual); Ente Lirico/ Teatro Municipale di Cagliari (produção e organização teatral e de música líricaorquestras / óperas); Akroama (Produção e Organização Teatral), Società Cooperativa La Memoria Storica (gestão de museus e centros históricos) e ExMA’ (Centro Cultural).


A experiência foi riquíssima em muitos sentidos para a comparação entre a organização e o modo de trabalho dos italianos (lembrando que a Itália é conhecida mundialmente como um pólo de alta cultura) e dos brasileiros.


Notável também é a hospitalidade do povo sardo, que parece  não ter comparação em todo o mundo.


Cagliari


Centro Cultural ExMA'


Costa Smeralda


Estágio



Comments